Perder os dentes pode ser um pesadelo para qualquer pessoa, mas essa não é uma questão puramente estética. A perda de um dente interfere diretamente na saúde bucal, já que os demais tentaram se ajustar para ocupar aquele espaço vazio, causando vários outros problemas em sequência.
Atualmente, o implante dentário se faz uma solução eficaz para a substituição do dente perdido; existe no mercado opções diferentes que atendem à necessidade de cada paciente. Para esclarecer as principais dúvidas, trouxemos as informações mais relevantes sobre o assunto, para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas.
1. O que é implante dentário?
Os implantes são suportes, estruturas de metal, que são posicionadas pelo cirurgião dentista no osso maxilar localizado abaixo da gengiva com o objetivo de substituir as raízes dentárias. Após posicionadas é possível montar o novo dente substituto sobre esta estrutura.
Por serem seguros, os implantes oferecem um apoio estável para os dentes artificiais, por estabelecerem uma posição fixa, eles não interfere na alimentação ou na fala, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente.
2. Quais são os tipos de implante mais comuns?
Atualmente, o implante ósseo integrado tem sido um dos mais recomendados, pois se mostrou um método muito eficiente no tratamento para pacientes com perda total ou parcial dos dentes. Mas, existem outros tipos que podem ser recomendados pelo dentista, juntamente com a prótese como por exemplo:
Os Implantes Biológicos, um procedimento menos invasivo, ele envolve uma cirurgia que não descola a gengiva do osso, caracterizando um implante sem cortes. Esse método pode ser aplicado desde que haja espessura gengival e óssea suficiente para promover um tratamento eficaz.
Já o implante do tipo Zigomático é fixado ao osso da chamada “maçã do rosto”, geralmente este método é indicado pelo dentista em condições mais específicas, como pacientes com baixa quantidade de dentes ou que passaram por outras intervenções na região que não foram bem sucedidos.
3. O implante dói? De que maneira é possível aderir o tratamento?
Mas, afinal, o implante dói? Não. Este é um mito bem comum, pois o procedimento é realizado com anestesia local e a quantidade administrada muda de paciente para paciente. Quanto ao pós operatório, sentir desconforto é normal, mas o dentista pode receitar medicamentos para auxiliar no processo de recuperação.
Para receber um implante, o paciente necessita ter gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo, mesmo durante o processo. É preciso manter uma higiene dental impecável e meticulosa, além de visitar regularmente o dentista para promover um resultado satisfatório e duradouro.