Ao longo da vida é muito comum eventualmente perder um dente por alguma razão, ela pode ser causada por um simples acidente ou em decorrência de outros diversos motivos, como a periodontite, falta de higiene, traumas… entre muitos outros. A perda dentária interfere na mastigação, na deglutição e na fala, afetando a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente. Para tratar e prevenir esses problemas, a prótese dentária se apresenta como uma solução satisfatória e por isso, dedicamos ao longo deste texto a sanar todas as suas dúvidas!
1. O que é prótese?
As próteses são aparelhos utilizados para substituir dentes ausentes. Elas podem ser fixas ou removíveis, isso varia de acordo com o método indicado pelo dentista, ou seja, conforme a necessidade do paciente. Pode levar algum tempo para que o paciente se habitue ao uso diário da prótese, mas esteticamente elas oferecem uma aparência mais natural, proporcionando conforto e maior segurança em todos os sentidos.
2. Tipos de Prótese:
Cada tratamento funciona de acordo com a prótese escolhida pelo dentista durante a avaliação. Elas são feitas sob medida, a partir de moldes dentários colhidos do paciente. Há quatro principais tipos de prótese:
A Prótese Total Convencional é a que popularmente conhecemos como dentadura. Ela é colocada após a extração de todos os dentes remanescentes, bem como o processo de cicatrização. Não é recomendado dormir usando esta prótese ou faltar com a higiene, pois isso favorece o aparecimento de fungos e bactérias na região bucal.
Nos casos em que o método da Prótese Total Imediata é adotado, os dentes substitutos são colocados logo após a extração dos dentes remanescentes. O dentista tira as medidas e realiza a moldagens dos ossos maxilares, mas essas próteses precisarão ser ajustadas ao longo dos meses para garantir um tratamento mais efetivo.
A Prótese Protocolo, que é um modelo parafusado, permite que apenas o dentista consiga removê-lo, porque todos os dentes são conectados entre si. Ele confere uma estética muito satisfatória, mas também exige muito cuidado do paciente ao manusear e fazer a limpeza.
Existe também a chamada Prótese Removível, uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais ou em alguns casos é colocada sobre coroas de alguns dos dentes naturais que servem como apoio para acomodar a prótese. Recomenda-se que esta esteja devidamente ajustada em todos os tecidos para não causar lesões na região bucal. Com ela, também é possível alcançar boa estética e funcionalidade no dia a dia.
3. Durabilidade das próteses:
Em geral, as próteses têm boa duração, mas é fato que de tempos em tempos, ela precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido a mudanças naturais que ocorrem na região ou também devido ao desgaste, que é comum com o uso diário. Essa manutenção serve para evitar que a prótese fique solta ou mal ajustada, interferindo na mastigação, na fala e na qualidade de vida do paciente.
4. Cuidados com a prótese:
– Ao manusear a sua prótese, recomenda-se colocá-la sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. Afinal, elas são delicadas e podem se quebrar, caso sofram queda ou falta de cuidado no uso diário;
– Também recomenda-se evitar que a prótese fique ressecada. Ela deve se colocada em uma solução de limpeza própria para ela ou ser colocada em água pura quando não estiver sob uso;
– Não usar água quente;
– O paciente deve sempre escovar a gengiva e o palato todos os dias, assim como também deve escovar a prótese, evitando resíduos de alimentos e placa bacteriana se acumule, deixando-a manchada.
– Por último, sob nenhuma circunstância, o paciente deve manusear ou tentar reajustar a prótese sozinho. Se surgir qualquer problema, o correto é procurar imediatamente o dentista.